• DryBot

O que é um transformador elétrico?

Atualizado: 11 de Jun de 2019


O que é um transformador elétrico?

Definição livre;


“Máquina elétrica estática, alimentada com uma tensão na sua entrada que dividida ou multiplicada por uma relação, origina uma tensão diferente em sua saída”



Como os transformadores funcionam?


Através da indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo, baseada na Lei de Faraday-Neumann-Lenz, essa prevê criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável.


Figura 2: Esquema de um transformador

Esquema de um transformador ideal, sem perdas elétricas.

A corrente elétrica passa através do enrolamento primário (N1) criando um campo eletromagnético no núcleo. O enrolamento secundário (N2) é induzido por este fluxo eletromagnético gerando novamente uma corrente elétrica.

A relação do transformador aqui representada pela letra “a” é determinada por meio de uma expressão algébrica que correlaciona o número de espiras no primário e secundário.


Expressão algébrica da relação de transformação

V1 = Tensão de entrada

V2 = Tensão de saída

N1 = Número de espiras no enrolamento primário

N2 = Número de espiras no enrolamento secundário

I1 = Corrente de entrada

I2 = Corrente de saída

a = Relação


No exemplo "Figura 2", temos 42 espiras no primário e 14 no secundário, temos uma relação de "a" = 42 / 14 = 3, por tanto, (V1) 600V / (a) 3 = (V2) 200V, tensão de entrada 600V e tensão de saída 200V.



Como é construído?


Um transformador é formado basicamente de enrolamentos e núcleo. Esses dois componentes do transformador são denominados de "parte ativa".

Os enrolamentos são compostos por uma ou mais bobinas que em geral são confeccionadas de alumínio, dispostas em camadas, isoladas entre si com material dielétrico.

No caso dos transformadores de dois enrolamentos, é comum denominá-los como enrolamento primário e secundário.

Existem também transformadores de três enrolamentos, neste caso chamados de terciários. Transformadores que possuem apenas um enrolamento, ou seja, um enrolamento contínuo, são chamados de autotransformadores.


Exemplos de enrolamentos de média e baixa tensão:


O núcleo magnético dos transformadores de baixa e média tensão são confeccionados com lâminas de aço silício e são responsáveis pelo fluxo eletromagnético no dispositivo, induzindo os enrolamentos secundários.


Núcleo em aço-silício | Transformador de média tensão classe 15,0kV


Exemplos de transformadores:


Transformador ou Fonte | Carregador

O transformadores que usamos em nossas casas, são geralmente monofásico, eles transformam 110V em 220V ou vice-versa.

Ainda existem os transformadores eletrônicos, que transformam a tensão da nossa tomada 127V, em tensões significativamente menores como 9,12, 24 volts.



Transformador de distribuição trifásico imerso em líquido isolante

Os transformadores que vemos instalados nos postes das ruas são denominados, transformador de distribuição trifásico imerso em líquido isolante, estes recebem a tensão que vem das subestações, no caso de São Paulo/SP, o nível de tensão é de 13.800 volts, eles a rebaixam para 220/127 volts, tensão de nossas tomadas residenciais.





Transformador de força do tipo seco encapsulado em resina epóxi

Transformadores de força são dispositivos instalados em subestações industriais e comerciais, que demandam mais de 75 quilowatt-hora de consumo, nesta condição se faz necessário a aquisição de um transformador de receberá a energia entregue pela concessionaria local em média tensão. Em São Paulo/SP a tensão de distribuição é 13.800 volts, o transformador rebaixa esta tensão para níveis menores, 440, 380 ou 220 volts.

Hoje vemos predominante transformadores do tipo seco, devido a exigências normativas. Veja nosso tópico, “Por que preciso de um transformador?”




Transformadores de baixa tensão do tipo seco

Os transformadores de baixa tensão são destinados para adequação de tensão em circuitos de distribuição internos.

Normalmente com voltagens de 440, 380 ou 220, estes são usados junto a máquinas industriais, ar condicionado, redes de iluminação, painéis, motores, fornos, sistemas fotovoltaicos e outras aplicações específicas.








Estamos sempre à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.


Até a próxima;

2,825 visualizações1 comentário
  • logo whatsapp
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
  • Blogger ícone social
  • TikTok

São Paulo | São Paulo | Brasil

Transformadores União - Transformadores: a seco, a óleo, e autotransformadores